Projetos


Associação Juventude de Candelária

Mentor-kit (Mentores de Coesão Territorial)

São Miguel

01-01-2022 até 31-12-2022

No contexto deste projeto, a principal lógica do método participativo é que as gerações mais novas utilizem o seu potencial de transformação para construírem soluções com impacto para a comunidade onde residem. Tendo em conta as prioridades atuais das zonas rurais, a participação dos jovens pode desempenhar um papel mais importante do que no passado, por exemplo, ensinando e conhecendo a geração mais velha com novas tecnologias. Isto pode abrir novas vias de participação política, económica e social ativa para os jovens (ver, por exemplo, recomendações da Estratégia Operacional da UNESCO para a Juventude 2014-2021). Assim, procuramos capacitar treinadores de coesão territorial com vista a redução do desemprego jovem nas zonas rurais, através de uma metodologia de intervenção baseada no coaching individual e de carreira, bem como através de mentoria personalizada durante a procura atividade de emprego. Esta metodologia de intervenção permitirá desbloquear o potencial dos jovens nas comunidades rurais, fornecendo soluções para preparar os jovens para mudanças estruturais no mercado de trabalho. Com o aumento exponencial do desemprego, torna-se cada vez mais necessário apostar na formação de públicos vulneráveis ao acesso ao mercado de trabalho, com a perspetiva de contribuir para a diminuição da taxa de desemprego jovem. Ora, a valorização de competências pessoais, sociais e profissionais desses públicos é perentória para a sua futura inserção socioprofissional. Em particular dos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que por um conjunto de fatores materiais e simbólicos, pessoais e societários, vêm as oportunidades de emprego, formação ou exercício dos seus direitos de cidadania como oportunidades distantes. Este projeto de capacitação-ação visa o aprofundamento e experimentação de novas metodologias facilitadoras da inserção profissional de públicos em situação de exclusão social (com maior probabilidade de adoção de comportamentos de risco, nomeadamente associação a grupos da pares problemáticos, consumo de substâncias, comportamentos desviantes e práticas delinquentes). Pretende intervir nas questões da baixa qualificação escolar e profissional, no défice de habilidades sociais para a empregabilidade, na baixa oferta de emprego para indivíduos em situação de exclusão social e pouco qualificados. Refira-se que este projeto pretende ampliar as competências pessoais, sociais e profissionais dos seus destinatários, como forma de reforçar as capacidades de inserção socioprofissional, bem como melhorar o seu ponto de partida para o seu projeto de integração profissional, potenciando o seu ingresso no mercado de trabalho e promovendo a sua capacitação e autonomização.




Associação de Juventude Aprender A Viver

Teen'ARTE

São Miguel

03-01-2022 até 02-01-2023

TEEN’arte assume-se como projeto educativo, inclusivo e de transformação para o público jovem, dotando-os de competências pessoais, sociais e artísticas, sobretudo os que apresentem dificuldades escolares, com menos oportunidades económico-sociais e/ou que se encontrem desocupados socialmente. Visa, a capacitação do público jovem através de um conjunto de serviços como a arte (teatro, escultura, pintura e dança) pedagogia (acompanhamento no estudo e nas rotinas escolares), psicologia e serviço social (acompanhamentos psicológicos e psicossociais individuais e/ou grupais). Este projeto funcionará como um espaço de oportunidade de construção da sua individualidade, reconstrução de bases psicológicas, físicas e pedagógicas essenciais no meio social. Assume-se assim, como um projeto de âmbito local, procurando abranger jovens de toda a ilha de São Miguel, trabalhando não só o desenvolvimento harmoniosodo jovem, mas o seu contexto familiar e social através de parcerias com os contextos educativos e sociais existentes na esfera comunitária (Escolas, Câmaras, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Casas do Povo, ATL’s).




Associação para o Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva- Açores

(A)MAR-Açores pela diversidade

São Miguel

03-01-2022 até 03-01-2023

(A)MAR- Açores pela Diversidade é o primeiro centro de apoio à população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo) da Região Autónoma dos Açores. O centro (A)MAR está integrado na APF-Açores e tem como objetivo primordial dotar os Açores de respostas sociais de combate à discriminação em razão da orientação sexual e identidade e/ou expressão de género e características sexuais (OIEC). Tendo a igualdade e os direitos humanos enquanto matrizes, o centro (A)MAR tem um plano de ação em grande parte dirigido ao público jovem, nomeadamente com ações de proteção e apoio à população LGBTI e/ou familiares; promoção da visibilidade dos jovens LGBTI enquanto forma de combate à discriminação; formação para jovens do ensino secundário e universitário com o objetivo de informá-los e incentivá-los a práticas de empreendedorismo juvenil e de cidadania ativa; O (A)MAR pretende aproximar a Região Autónoma dos Açores da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (2018-2030) e do III Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2019-2022) (Resolução do Conselho do Governo n.º 133/2019 de 8 de novembro de 2019) com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento social da região através da valorização da diversidade humana. Crentes numa insularidade inclusiva e em rede, o projeto (A)MAR quer abrir-se ao mundo por duas vias: dos jovens e para os jovens.




Clube Ténis da Ilha Terceira

Futuro com Raquetes

Terceira

01-09-2021 até 31-08-2022

O Desporto como instrumento de formador de caráter. O Projeto “Futuro com Raquetes” é um projeto de integração social destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos. O principal objetivo passa por demonstrar todos os benefícios de se encarar o desporto como filosofia de vida. O Projeto alia à prática do ténis de campo e de praia uma forte componente pedagógica, através da qual se procura dar ênfase aos aspetos formativos do carácter e personalidade dos jovens, tomando particular atenção a dois aspetos fundamentais: - Desenvolvimento Pessoal através da atribuição de ferramentas que permitam aos jovens potenciar a sua autoestima e confiança nas suas próprias capacidades enquanto desportista, e consequentemente, como individuo. - Desenvolvimento social visto que serão dadas aos jovens ferramentas que permitam desenvolver as suas capacidades de interação e integração em grupo, fomentando o trabalho em equipa. Muito mais do que um simples projeto de ocupação de tempos livres de carácter lúdico, pretende proporcionar aos seus alunos uma possibilidade real e concreta de superação em relação aos seus próprios limites, abrindo os seus horizontes para novas, melhores e estruturadas perspetivas de vida. Oferecendo aos jovens do projeto o acesso à prática regular de uma modalidade desportiva, estamos ao mesmo tempo a dotá-los de instrumentos que os ajudarão a evitar comportamentos desviantes, criando uma vida melhor, de horizontes diferentes e com ambições que mais facilmente se poderão tornar uma realidade.




SOLIDARIED'ARTE - ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO PELA ARTE E DESENVOLVIMENTO CULTURAL SOCIAL E LOCAL

Mercearia Eco-Solidária

São Miguel

01-10-2021 até 01-10-2023

O empreendedorismo, a inovação e a criatividade são instrumentos fundamentais na criação de riqueza, que deverão ser incentivados, principalmente nestes momentos difíceis, de profunda crise económica e social que o mundo de hoje atravessa. A criação de riqueza coletiva tanto pela produção de bens e serviços como pela melhoria da sua qualidade são a condição chave para um combate sustentado à pobreza. A solidariedade social na distribuição da riqueza produzida é a forma de combater a exclusão social. O empreendedorismo recorre a características inerentes ao processo de capacitação pessoal e social que se revelam essenciais para o desenvolvimento pessoal e integração social, para além de potenciar a criatividade e inovação, a capacidade de intervenção e de adaptação à evolução e portanto, a capacidade de fazer uso mais eficiente dos recursos, com consequências importantes a nível de cidadania, a nível social e económico. O empreendedorismo constitui um importante motor de crescimento económico, de geração de riqueza e bem-estar social e, portanto, de promoção da inclusão social. As mercearias solidárias surgem, enquanto conceito, nos anos 80, como um mecanismo da economia solidária. Em França, como em outros países, várias designações eram atribuídas a esta alternativa: mercearia social, serviço gratuito de alimentos, espaço livre social; espaço de solidariedade, aconselhamento nutricional e de livre comércio, mas todas elas têm o mesmo objetivo – trabalhar com o/a beneficiário/a para a sua reinserção. A expectativa das populações desfavorecidas vai muito além da simples necessidade de se alimentar, mas também de se sentir parte da sociedade, participando em atividades socioculturais, contribuindo para o seu bem-estar e convivendo com a restante comunidade. Daí que estas mercearias contem não só com um espaço de trocas/consumo, mas também com um espaço de convívio/informação com o intuito de criação de laços sociais, apoio às famílias, formação, etc. Nos anos 90 surgem as primeiras infraestruturas de mercearias sociais ou solidárias disponibilizando vários produtos/bens/alimentos na tentativa de ajudar a colmatar situações como as de pobreza. Estas alternativas fornecem os produtos/bens/alimentos com valores bastante mais baixos que num mercado normal, tornando-os mais acessíveis às pessoas com mais dificuldades. A ideologia subjacente à uma mercearia solidária está relacionada com a contribuição para a concomitante supressão da subsidiodependência e do mero assistencialismo, permitindo que os indivíduos e as famílias tenham um papel preponderante na condução das suas vidas, neste caso em específico da escolha de bens alimentares e outros bens essenciais que sejam mais significativos e apropriados para o seu quotidiano. A criação de uma mercearia eco-solidária corresponde a uma necessidade local. A Mercearia Eco-Solidária procura promover e contribuir para a melhoria de condições de vida dos cidadãos socialmente mais vulneráveis, através da “aquisição de bens”, nomeadamente, alimentos e produtos de higiene pessoal e do lar, etc., através de pontos ou através de moeda fiduciária, por preços muito reduzidos. Os pontos são atribuídos em função de vários aspetos: • Em função do voluntariado realizado para a mercearia solidária que depois é transformado em pontos para a aquisição de bens na mercearia; • Através da recolha de latas que serão encaminhadas para a Solidaried’arte, sendo depois transformados em pontos consoante o peso das latas fornecidas; . Através da entrega de frascos para a sua utilização na troca/venda de produtos a granel; • Em função de bens fornecidos à mercearia que depois são transformados em pontos para a aquisição de outros bens; O estabelecimento de parcerias privadas e publicas é fundamental para a existência da Mercearia Eco-Solidária, no âmbito da cedência de produtos alimentares que já não cumpram as condições exigidas pelas políticas empresariais. Neste sentido, iremos implementar uma rede alargada de parceiros que permitam fazer face às necessidades de bens de primeira identificadas na população alvo. Paralelamente à mercearia eco-solidária, será implementado um sistema de recolha de latas pela população do Empreendimento Piedade Jovem, no sentido de dar um âmbito sustentável ao projeto, na medida em que promove o empreendedorismo jovem e não só, além de desenvolver um conjunto de competências ao nível da preservação do planeta. O valor monetário realizado através da venda das latas para a reciclagem servirá para a aquisição de bens de primeira necessidade para a mercearia eco-solidária, que depois serão vendidos a preços reduzidos. Teremos assim um regime misto em que existe uma troca de produtos por pontos, mas também uma venda direta de bens de primeira necessidade a preço muito reduzidos. Paralelamente ao projeto da Mercearia, pretende-se realizar de workshops, palestras, partilha de receitas e outros eventos, no sentido de promover hábitos de consumo saudáveis. Pretende-se, assim, criar um espaço de transformação social e coesão comunitária, que incida sobre a comunidade juvenil.




Associação Unojovens de Ponta Garça

Cozinha Viva

São Miguel

01-11-2021 até 01-11-2023

A Associação UnoJovens de Ponta Garça é uma associação juvenil, sem fins lucrativos, que desde da sua conceção tem auxiliado vários jovens na sua ascensão, através do desenvolvimento de diversos projetos baseados em diferentes áreas. Atualmente, acreditamos que existe falta de recursos para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos jovens, sendo muito importante a criação oportunidades que colmatem as carências existentes no âmbito da juventude. Deste modo, surge o interesse de desenvolver uma iniciativa na área da Gastronomia e da Cozinha. Esta é uma área que tem ganho bastante relevo na nossa ilha, com o crescimento do turismo, sendo atualmente, uma das áreas que oferece mais oportunidades de trabalho. Por este motivo, escolhemos enquadrar a nossa iniciativa neste âmbito, pois consideramos que uma formação nesta área é deveras importante, e será proveitosa num futuro próximo. Este é um projeto que surge para dar seguimento a um investimento apoiado pela DRJ no ano de 2020. A Direção Regional da Juventude auxiliou a Unojovens na aquisição da nova infraestrutura de apoio às atividades da associação – a nova cozinha. Esta nova divisão foi pensada e estruturada para ser um elemento inovador nas atividades e nos projetos subsequentes a desenvolver. O projeto “Cozinha Viva”, terá como principal objetivo oferecer uma formação básica no âmbito da cozinha a jovens, entre os 12 e os 30 anos, que estejam assinalados com alguma carência, a nível económica, educacional, ou social. Ambicionamos priorizar os jovens que estejam em risco social e com dificuldades educacionais, uma vez que, muitas vezes estes são jovens que apresentam problemas familiares e sociais que contribuem para um declínio no seu aproveitamento escolar. Assim, uma das nossas finalidades passa por estimular o jovem a novas vocações, diminuindo a possibilidade de insucesso, ou até mesmo abandono escolar. Além deste grupo de jovens, também pretendemos enquadrar os jovens que já tenham terminado os seus estudos, e que se tenham deparado com um mercado de trabalho difícil e de procura limitada, dando-lhes assim uma nova oportunidade de aprendizagem e porventura saída profissional. Em suma, com este projeto educacional e recreativo, pretendemos auxiliar estes jovens desmotivados a encontrar uma nova motivação, que os ajudará não só a ultrapassar esta fase difícil, através da sua integração social, como também será uma experiência que os dará ferramentas que serão utilizadas no seu dia-a-dia, e servirão também para o seu futuro profissional. Este é um projeto com várias vertentes onde vai ser possível trabalhar a nível individualista, por meio do desenvolvimento de competências pessoais que trabalharão a nível da motivação; terá uma componente social, através do trabalho, organização e planeamento em equipa; e envolverá a condição profissional e sustentável em virtude de um conjunto de formações técnicas e a criação de momentos de trabalho árduo que serão compensatórios monetariamente. Com esta iniciativa desejamos melhorar a qualidade de vida dos jovens, através da ocupação de tempo livres dos mesmos. É importante referir que, apesar de este ser um projeto direcionado aos jovens, com um conjunto de formações, workshops e atividades para os mesmos, este também envolve uma componente interdisciplinar, com uma multiplicidade de fatores, onde grupos como a família, a escola, e a própria comunidade têm um papel crucial no seu desenvolvimento, pois estarão envolvidos para reunir esforços na obtenção de melhores resultados.




Associação de Promoção de Públicos Jovens em Rusco

Projeto EQUIPA-TE

São Miguel

01-05-2018 até 01-12-2019

O Projeto resulta da pertinência e necessidade em disseminar à região a metodologia de intervenção levada a cabo num projeto piloto que resultou de uma parceria entre a APPJ e um clube desportivo sediado na costa norte da Ilha de S. Miguel, metodologia esta que visa a intervenção psicossocial e a capacitação dos jovens através do desporto, como resposta social inovadora na área da inclusão social, da prevenção de comportamentos de risco, abandono escolar e no incentivo ao voluntariado e empreendedorismo jovem. Parte da premissa que o desporto é, por excelência, uma vivência que permite potencializar as capacidades físicas, pessoais e relacionais dos jovens, e que a sua dimensão social aponta para a coesão social e consolidação da cidadania, tornando-se agente preventivo de desvios comportamentais e sociais. Pretende identificar, apoiar e formar jovens em situação de exclusão e risco; capacitar as equipas técnicas dos clubes e estimular parcerias locais e regionais, através da realização de um conjunto de ações concertadas em diferentes eixos de intervenção: individual, familiar, associativo e comunitário como estratégia de maximização do capital social.




METAMORPHOSE

METAMORPHOSE

São Miguel

01-03-2016 até 31-12-2017

O projecto METAMORPHOSE pretende que os jovens da zona de intervenção, pela sua iniciativa e capacitação, escolar e profissional, sejam agentes activos e catalisadores do processo de desenvolvimento local e mudança da zona intervenção (3 freguesias da Bretanha). Participando e desenvolvendo um conjunto diversificado de iniciativas em parceria com as demais organizações locais (poder local, associações e grupos informais de jovens), vocacionadas para a promoção do sucesso escolar, inclusão social, empreendedorismo, autonomização, criação de novas oportunidades, do voluntariado, auto-emprego com experiências internacionais.




Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo Manuel Silveira Estrela

Cozinha Com Sentido

São Miguel

11-09-2016 até 11-09-2018

O projeto "Cozinha Com Sentido" tem como finalidade contribuir para o aparecimento de novas respostas e estratégias que visam colmatar as necessidades, mais prementes, dos jovens com graves dificuldades de inserção escolar e social. Assim, numa perspetiva de complementaridade às respostas existentes, delineou-se uma proposta de intervenção que privilegia a articulação entre os diversos sectores (Ensino, Formação, Ação Social, Comissão de Proteção Crianças e Jovens, Tribunal de Família e Menores, Empresas, etc.), proporcionando uma maior proximidade aos problemas concretos dos jovens. O trabalho de mediação (jovem, família, escola), as atividades de animação através de eventos culinários (como exemplo: almoço solidário, maratona do pão; ementa saudável e ementa de reaproveitamento de desperdícios alimentares, entre outras) partindo dos próprios interesses dos jovens, as ações de prevenção e sensibilização (ajudando a alterar comportamentos de risco), a promoção da aquisição de competências pessoais, sociais e profissionais, são, na sua globalidade, algumas das estratégias delineadas, com o objetivo de ajudar na construção de "projetos de vida" conducentes à plena integração comunitária.




Solange Micaela Vieira da Ponte

Filhos da Comunidade - Programa Hip Hop

São Miguel

04-04-2016 até 04-04-2018

"Filhos da Comunidade - Programa Hip Hop", tem como principal finalidade promover a saúde física e mental e o desenvolvimento orgânico e a inclusão social, através de dinâmicas/estratégias inovadoras, que visam o incremento de hábitos sócio-desportivos e da motricidade em geral. Face ao exposto, o presente projeto dirige-se especificamente a crianças e jovens da Freguesia de São Pedro, com idades compreendidas a partir dos 12 aos 30 anos que se encontram em especial vulnerabilidade contribuindo assim, como fator essencial no processo de desenvolvimento individual e consequentemente numa comunidade mais justa, equânime e igualitária. Pretende de igual forma, contribuir para o desenvolvimento da empregabilidade jovem de elementos dentro da faixa etária prescrita procurando com isto, a contratação através da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, de jovem(s) dotados de competências técnico-artísticas e em consonância com os objetivos previamente traçados no presente projeto.




Solidaried'arte - Associação para a Integração pela Arte e Cultura

Companhia dos Tarecos - Intervenção Socioeducativa pelo Teatro e Expressão Dramática com Marionetas

São Miguel

01-01-2016 até 01-01-2018

“Companhia dos Tarecos” – Intervenção Socioeducativa pelo Teatro e Expressão Dramática com Marionetas. A “Companhia dos Tarecos” (CT) é um Projecto de intervenção socioeducativa pela arte, nomeadamente na utilização do Teatro e a Expressão Dramática com marionetas de mão que, utilizando uma linguagem próxima e adequada à população-alvo (crianças em idade pré-escolar e escolar), desenvolve atividades que promovem a aprendizagem de conteúdos condutores do desenvolvimento de factores de protecção e redução de factores de risco, potenciando, desta forma, um crescimento saudável. O Projecto abrange toda a ilha de S. Miguel, na modalidade de itinerância e em parceria com entidades públicas (Câmaras Municipais, Escolas EBI, Juntas de Freguesia) e privadas (IPSS’s, ATL’s), podendo desenvolver as actividades em espaços fechados e abertos. O Projecto compreende a abordagem a temáticas cuja importância é fundamental para um desenvolvimento saudável e equilibrado da criança. Não obstante a existência de um elenco de temáticas definido, existe a possibilidade de introduzir outras que se achem pertinentes de acordo com as necessidades e especificidades do público-alvo e comunidades a abranger. A execução do Projecto, para cada intervenção (leia-se temática a trabalhar), implica três fases sequenciais distintas, embora numa relação de interdependência entre si. Fase 1 – Concepção: Esta fase implica a exploração da temática a trabalhar por uma equipa multidisciplinar e de criativos, da qual deverá sair uma estória para marionetas e respectivas actividades de exploração. Fase 2 – Execução: Esta fase compreende a encenação da estória, a apresentação pública e o desenvolvimento das actividades exploratórias. Fase 3 – Retroacção/Avaliação: Esta fase consiste, por um lado, na recolha de dados que permitam a acumulação de aprendizagens adquiridas pela prática e susceptíveis de reprodução e, por outro lado, o levantamento de elementos de avaliação que permitam medir os resultados.




Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco

Equipa-te!

São Miguel

01-03-2016 até 31-08-2017

O projeto surge de uma parceria na Região Autónoma dos Açores estabelecida entre uma Instituição Particular de Solidariedade Social (Associação de Promoção de Públicos Jovens) e um clube desportivo (Sporting Clube Ideal). Tem como visão a intervenção psicossocial e a capacitação dos jovens através do desporto, como resposta social inovadora na área da inclusão social, da prevenção do abandono escolar e do incentivo ao voluntariado e empreendedorismo jovem. Parte da premissa que o desporto é, por excelência, uma vivência que permite potencializar as capacidades físicas, pessoais e relacionais dos jovens, e que a sua dimensão social aponta para a coesão social e consolidação da cidadania, tornando-se agente preventivo de desvios comportamentais e sociais. Pretende identificar, apoiar e formar jovens em situação de exclusão e risco; capacitar a equipa técnica do clube e estimular parcerias locais e regionais, através da realização de um conjunto de ações concertadas em diferentes eixos de intervenção: individual, familiar, associativo e comunitário como estratégia de maximização do capital social.